Ângela Bragança
Psicóloga formada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O Doutoramento está em fase de conclusão. Desde sempre elegeu a educação, a formação e a aprendizagem ao longo da vida como a sua área de eleição no que respeita à promoção do desenvolvimento humano. Coordena equipas e projetos de intervenção em diversas áreas da psicologia há mais de 20 anos. Nos últimos tempos tem focado a sua carreira na gestão de pessoas, colocando a comunicação no centro da relação com o outro. Uma pessoa de pessoas, com vasta experiência nas áreas de gestão de recursos humanos, de projetos e do trabalho em rede. Acredita no poder da comunicação e da empatia como fator chave para o sucesso pessoal e profissional.
16h
Profissionais de Saúde
O principal objetivo deste curso passa por refletir acerca do tema da comunicação em saúde, abordando os principais conceitos de comunicação e os fatores que podem influenciar uma comunicação bem-sucedida em saúde, desenvolvendo, ainda, competências comunicacionais eficazes e empáticas, incluindo na comunicação de más notícias.
Neste sentido, no final da ação, os participantes serão capazes de:
• Perceber a importância da comunicação em saúde e na relação entre profissional de saúde/bem-estar e utente/cliente;
• Compreender quais os fatores que poderão influenciar essa relação e a disponibilidade para comunicar com o utente/cliente;
• Conhecer os princípios e métodos de uma comunicação efetiva;
• Adaptar as estratégias de comunicação aos públicos-alvo específicos;
• Reconhecer barreiras na comunicação de más noticias;
• Identificar e lidar, de forma mais adaptativa, com situações emocionalmente mais desafiantes, implementando técnicas de comunicação de más notícias;
• Responder, de forma efetiva e empática, às deixas emocionais dos utentes/clientes;
• Desenvolver alguns mecanismos de coping através da prática reflexiva;
• Adotar competências de comunicação empática e centrada na pessoa, implementando estratégias eficazes em situações de rotina e em situações de crise.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 – Comunicação como Pressuposto Estratégico
• Comunicação: conceitos fundamentais;
• Comunicação em saúde: finalidades e públicos-alvo;
• Perfil comunicacional do profissional de saúde/bem-estar.
Módulo 2 – Comunicação como Fundamento da Relação Profissional – Utente/Cliente
• Evolução da relação Profissional de Saúde/Bem-estar e Utente/Cliente;
• Construção da relação clínica: a confiança como fator-chave;
• Principais erros cometidos na comunicação em saúde;
• Processo comunicacional: barreiras e competências;
• Comunicação Não Verbal em Saúde: gerir o silêncio e o toque terapêutico;
• Comunicação Centrada na Pessoa: estratégias comunicacionais empáticas e assertivas.
Módulo 3 – Comunicação de Más Notícias: lidar com emoções
• Conceito de má notícia em Saúde: perspetiva do profissional, do doente e da família;
• Desafios emocionais associados ao processo de comunicação de más noticias;
• Desafios comunicacionais associados ao processo de comunicação de más notícias;
• Modelos e estratégias para comunicar más notícias;
• Pressupostos de gestão de emoções em Saúde: diagnóstico, doença crónica, luto, entre outros.
• Princípios básicos de prática reflexiva e estratégias de coping.
Metodologia Pedagógica
Os conteúdos programáticos serão abordados numa perspetiva de articulação entre a teoria e a prática, promovendo-se o envolvimento e a participação ativa dos formandos em todas as atividades propostas.
Para além de exercícios de brainstorming e da análise reflexiva acerca das temáticas em estudo, trabalhar-se-ão competências e técnicas comportamentais e comunicacionais em saúde, com recurso à análise e discussão de casos práticos e de atividades de role-play.
29 e 30 de Março
157€